Skip to content
cropped-Capa-Youtube-02.png

Primary Menu
  • PODCAST
  • NOTÍCIAS
  • SESSÃO INDIE
  • SESSÃO LOCADORA
  • ANÁLISE DE GAMES
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • Home
  • Games
  • História dos videogames – Combat

História dos videogames – Combat

Mauro Junior 2 de setembro de 2019 3 minutes read

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram

Antes das batalhas multiplayer online, os embates eram no sofá mesmo!

Publicado por Mauro Junior

https://www.youtube.com/watch?v=Gegc1in0axE&feature=youtu.be

Todo mundo que comprava um console Atari VCS original na época encontrava o cartucho Combat no pacote. Assim, por cinco anos após seu lançamento em 1977, milhões de pessoas castigavam os joysticks de seus videogames lançando projéteis eletrônicos quadrados contra a pessoa sentada ao seu lado no sofá. E apesar disso, os tanques de guerra robustos, os caças e os bombardeiros em perpétuo conflito em Combat nunca conseguiram entrar no imaginário coletivo como aconteceu com Pac-Man, Space Invanders ou Mario. 


É porque em Combat, não era possível jogar contra o computador, os inimigos somos nós. É fácil esquecer que antes dos jogos evoluírem para um formato que promove experiências predominantemente pessoais, eles costumavam ser uma competição entre dois jogadores. Combat é um exemplo pioneiro e vital de um jogo de tiro multiplayer.

A Atari alegava que Combat era capaz de produzir 27 jogos diferentes, mas apenas porque, naquele tempo, o acréscimo de uma nuvem, de uma barreira ou de um tipo diferente de projétil era considerado suficientemente dramático para merecer uma menção na parte de trás da embalagem. Existem na verdade duas formas diferentes de se jogar: com tanques ou aviões. A variação que provoca mais alterações no jogo introduz balas que ricocheteiam no cenário.

O sabor de “Pong com tanques” transforma voleios em competição de trigonometria, tornando obrigatórios os arremessos perfeitos com quicadas na parede para se marcar um ponto. O Jogo em si é simples: os adversários inclinam os Joysticks para assumir posição, fazer mira e atirar em seu adversário. Os acertos marcam pontos. A fórmula não é tão diferente dos jogos atuais de FPS, afinal, seu objetivo é mirar, atacar e acertar seu adversário.  

O resultado final não mudou desde 1977 – quando os jogadores têm o mesmo nível e a competição fica acirrada, já os gráficos de Combat? Bem isso fica por conta da imaginação de cada jogador, afinal, nessa época o que valia era a competição!

https://www.youtube.com/watch?v=uz2wkhJS2II

  • Ano de lançamento: 1977
  • Plataforma:  Atari VCS
  • Desenvolvedor: Atari
  • Gênero: Jogo de tiro

Crédito:

Texto retirado do livro 1001 videogames para jogar antes de morrer.

 

ASSUNTOS RELACIONADOS:

História dos videogames – Boot Hill

A História dos Videogames – A criação do D-PAD

About the Author

Mauro Junior

Administrator

Criador de conteúdo e gamer desde a época das locadoras. Fundador do Passa de Fase, falando de games retrô, indies e tudo que marcou gerações. Meu jogo da vida é Chrono Trigger e Celeste. Cresci entre cartuchos, revistas e controles gastos. Aqui no Passa de Fase, falo de videogame com opinião, memória afetiva e paixão de quem viveu cada fase.

Visit Website View All Posts

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Post navigation

Previous: Brasil Game Show terá área com mais de 150 pinballs e arcades para público jogar à vontade e um campeonato inédito
Next: Novo filme do coringa é aprovado durante festival

Relacionado

Thumb - Notícias Geral (36)

Sony revela livro gigante com protótipos inéditos do PlayStation

Mauro Junior 11 de maio de 2026
Thumb - Notícias Geral_20260508_202904_0000

Lenovo entra no retro gaming com portátil barato e inesperado

Mauro Junior 8 de maio de 2026
Thumb - Notícias Geral_20260506_070608_0000

Modders criam “GameCube chaveiro” menor que cartucho de Game Boy

Mauro Junior 6 de maio de 2026

Passa de Fase Cast

Apple PodcastsSpotifyAndroidBlubrryTuneInDeezerRSSMore Subscribe Options
Copyright © Passa de Fase All rights reserved. | MoreNews by AF themes.
%d