Os fãs da série cult de shooters STALKER terão que esperar um pouco mais para o tão aguardado lançamento de STALKER 2: Heart of Chornobyl. Originalmente previsto para 2023, o jogo foi adiado para o início de 2024. No entanto, os desenvolvedores da GSC Game World, estúdio ucraniano por trás do jogo, têm uma razão válida para o adiamento.

Muitos membros da equipe de desenvolvimento estão atualmente envolvidos na luta contra a Rússia em um conflito real. Essa situação impactou o ritmo de desenvolvimento do jogo, embora ele ainda esteja em andamento, mantendo-se ativo mesmo em meio às dificuldades.

Inspirado no livro “Piquenique na Estrada” (1971) dos Irmãos Strugatsky e no filme “Stalker” (1979) de Andrei Tarkovsky, a série STALKER coloca os jogadores em um mundo pós-apocalíptico, repleto de facções em conflito e criaturas mutantes. A missão do jogador é explorar a misteriosa “Zona”, uma região cheia de monstros, visões surreais e itens valiosos.

A franquia STALKER teve início em 2007 com o jogo “STALKER: Shadow of Chernobyl” e recebeu outros dois títulos nos anos seguintes. Ao longo do tempo, conquistou uma base de fãs dedicados que procuram experiências atmosféricas, desafiadoras e imersivas, tendo influenciado até mesmo jogos populares como “Escape from Tarkov”.

“STALKER 2: Heart of Chornobyl” representa o primeiro título original da série desde 2009, marcando também a estreia da franquia nos consoles. Embora ainda não tenha uma data de lançamento específica, o jogo estará disponível para Xbox Series X | S e PC, sendo incluído no catálogo do Xbox Game Pass desde o dia do lançamento.