Pokémon: a animação que virou febre mundial e redefiniu o que era um desenho de videogame

Em 1997, o Japão viu nascer uma animação que mudaria para sempre a forma como os jogos eletrônicos se conectavam com o público jovem. Baseado na franquia lançada originalmente para o Game Boy em 1996, Pokémon se transformou rapidamente em um fenômeno global com a estreia do anime — que não só ajudou a popularizar a marca, como se tornou parte permanente da cultura pop mundial.

Criado pelo estúdio OLM, Pokémon: The Animated Series acompanha o jovem treinador Ash Ketchum (Satoshi no original japonês) em sua jornada para se tornar um Mestre Pokémon. Ao lado do icônico Pikachu, Ash viaja por diferentes regiões, enfrentando líderes de ginásio, capturando criaturas e sempre trombando com os hilários vilões da Equipe Rocket: Jessie, James e Meowth.

Apesar de derivado dos jogos, o anime tomou liberdades criativas importantes. Ash não era Red, o protagonista dos games, mas um personagem novo com personalidade própria, objetivos distintos e uma curva de aprendizado cheia de tropeços. Isso humanizou a narrativa e aproximou o público — especialmente crianças — do universo Pokémon.

A primeira temporada, baseada na região de Kanto, foi exibida nos Estados Unidos em 1998, e no Brasil no mesmo ano, chegando pela Record e logo em seguida pela Eliana no programa Pokémon no 10. A dublagem brasileira é até hoje lembrada com carinho, especialmente a icônica música de abertura — “Temos que pegar!” — que virou bordão de uma geração.

Mais do que sucesso, Pokémon virou uma franquia multimídia perfeita: anime, jogos, brinquedos, filmes, card games, roupas e toda sorte de produtos licenciados. A série animada ajudou a transformar o lançamento de novos jogos em eventos globais, e cada nova região ou geração de monstros era recebida com ansiedade.

Com mais de 1.200 episódios, dezenas de filmes, e tendo encerrado em 2023 a saga principal de Ash após 25 anos, o anime de Pokémon se consolidou como o desenho baseado em videogame mais duradouro da história. E tudo começou com um garoto, um Pikachu teimoso, uma mochila nas costas e um sonho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *