A era dos exclusivos pode estar chegando ao fim. Com a Microsoft já abraçando a estratégia de lançar seus jogos em múltiplas plataformas, muitos especulam se a Sony também adotará essa abordagem no futuro. Para Thomas Mahler, diretor criativo da Moon Studios (de Ori and the Blind Forest), é apenas uma questão de tempo até que os jogos do PlayStation deixem de ser exclusivos.
Em uma recente entrevista, Mahler explicou sua visão sobre o mercado de games e destacou que a Microsoft está no caminho certo, ao permitir que seus títulos alcancem mais jogadores. Ele também compartilhou suas antigas conversas com Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, sobre como a exclusividade de consoles poderia ser vista como algo ultrapassado.
“Nos meus e-mails para o Phil ao longo dos anos, eu sempre mencionei como seria loucura se você só pudesse assistir a certos DVDs em players da Sony, enquanto para outros seria necessário um player da Samsung. Acho que todos podemos concordar que isso seria insano para os filmes, então por que os jogos seriam diferentes?”
Para Mahler, os consoles não conseguiram expandir sua base de jogadores nos últimos 20 anos, permanecendo sempre no mesmo patamar de 100 a 150 milhões de usuários. O diretor acredita que, se a indústria deseja crescer, é essencial romper com essa limitação e tornar os jogos acessíveis em múltiplas plataformas.
O desenvolvedor finaliza dizendo que ficaria surpreso se a Sony não seguisse essa tendência no futuro, enquanto a Nintendo provavelmente continuará em seu próprio caminho, mantendo um modelo mais fechado.
Essa visão vai de encontro às declarações do ex-CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, que já afirmou anteriormente que os exclusivos se tornaram um problema para a indústria.
Atualmente, a Moon Studios está trabalhando em No Rest for the Wicked, sem vínculo de exclusividade com nenhuma plataforma.