Após a confirmação da Nintendo, foi a vez da Xbox garantir presença na Gamescom 2025, um dos maiores eventos de games do mundo, que acontece anualmente em Colônia, na Alemanha. Embora o cronograma de anúncios ainda não tenha sido divulgado, há grandes expectativas em torno do que a divisão da Microsoft pode apresentar.
Entre as possíveis atrações, um dos maiores destaques é o ROG Xbox Ally, novo portátil desenvolvido em parceria com a Asus e anunciado recentemente. Ainda cercado de mistérios, o dispositivo promete ser o próximo passo da Microsoft no segmento de portáteis — mas sem configurar uma nova geração de consoles.
O que é o ROG Xbox Ally?
Apesar do nome remeter à marca Xbox, o ROG Ally funciona como um PC portátil com Windows 11, oferecendo compatibilidade total com jogos de PC e com lojas como Steam, Xbox Store e Epic Games.
Seu diferencial é justamente essa flexibilidade: além de rodar os jogos da biblioteca Xbox e Game Pass, o aparelho também permite uso de aplicativos diversos graças ao seu sistema operacional de desktop. Ou seja, será possível utilizá-lo como um mini-PC, conectando periféricos via USB-C, e expandindo o armazenamento com cartões microSD.
Dois modelos distintos
Seguindo a linha dos consoles Xbox Series S e X, o ROG Xbox Ally será lançado em duas versões com configurações diferentes, o que implicará também em preços variados. Ambas contarão com:
- Versão customizada do Windows 11 Home
- Porta USB-C
- Saída de áudio dedicada
- Leitor de cartão microSD
- Dock de carregamento
Ainda não há data exata para o lançamento, mas a previsão é de que ambos os modelos cheguem entre novembro e dezembro de 2025. Rumores apontam que os preços devem variar entre US$ 500 e US$ 700, dependendo das especificações técnicas de cada versão.
Expectativas para a Gamescom
Com a confirmação de presença no evento, espera-se que a Microsoft aproveite o palco da Gamescom para revelar mais detalhes do ROG Xbox Ally, incluindo data de lançamento, preços e, possivelmente, novos títulos otimizados para o aparelho. Além disso, atualizações sobre o Game Pass e outros grandes projetos do Xbox devem fazer parte da apresentação.
















