Polícia Italiana Apreende 12.000 Consoles Retrô Falsificados com 47 Milhões de Jogos Piratas em Grande Operação

De acordo com a polícia, foram apreendidos cerca de 12.000 consoles de videogame retrô falsificados, que estavam pré-carregados com mais de 47 milhões de jogos piratas. Esses dispositivos, que imitavam consoles clássicos da Nintendo, Sega e Atari, eram provenientes da China. Segundo as autoridades, os consoles não atendiam aos padrões técnicos ou de segurança da União Europeia, o que representava um risco potencial para os consumidores.

Os jogos encontrados nos consoles incluíam cópias ilegais de diversos títulos icônicos dos anos 80 e 90, como “Super Mario Bros.” e “Street Fighter”. Todos os dispositivos apreendidos foram destruídos, e nove cidadãos italianos foram presos e acusados de tráfico de mercadorias falsificadas. Se condenados, eles podem enfrentar até oito anos de prisão.

“Foram apreendidos cerca de 12.000 consoles nos quais mais de 47 milhões de jogos piratas foram armazenados ilegalmente, com um valor estimado em mais de 47,5 milhões de euros (52,5 milhões de dólares)”, declarou Alessandro Langella, chefe da unidade de crimes econômicos da polícia financeira de Turim, à AFP. Esse valor inclui tanto o custo dos consoles falsificados quanto o valor de centenas de licenças dos softwares piratas.

Nos últimos anos, o mercado de jogos retrô se tornou um grande negócio, com jogos e consoles clássicos frequentemente sendo negociados por centenas ou até milhares de dólares.

Em 2021, uma cópia em estado de conservação impecável de “Super Mario 64” foi vendida por impressionantes 1,56 milhões de dólares, e semanas depois, uma cópia de “Super Mario Bros.” foi vendida por 2 milhões de dólares. No entanto, uma ação coletiva alegou que esses preços foram inflacionados devido à “manipulação do mercado de videogames retrô”.