Poucos jogos cancelados geram tanto impacto quanto Scalebound, o ambicioso título de ação e fantasia da PlatinumGames que estava sendo desenvolvido em parceria com a Microsoft. Anunciado em 2014 como um exclusivo do Xbox One, o projeto prometia batalhas épicas ao lado de dragões, mas acabou sendo cancelado em 2017, deixando os fãs frustrados.
Agora, anos depois, uma nova faísca de esperança surgiu após Hideki Kamiya, diretor original do game, reacender o interesse pelo título.
Kamiya volta a falar sobre Scalebound
Kamiya, que recentemente deixou a PlatinumGames para fundar seu próprio estúdio, a Clovers, foi flagrado assistindo ao trailer de revelação de Scalebound em seu escritório. O momento foi compartilhado pela conta oficial da Clovers nas redes sociais, acompanhada da seguinte legenda:
“Hoje na Clovers. Percebi alguma animação em volta da mesa de Kamiya… Ele estava relembrando o desenvolvimento de Scalebound enquanto assistia a vídeos do YouTube. Ele nunca chegou a ser lançado, mas mesmo agora, ele ainda se sente orgulhoso dele. Kamiya: ‘Eu adoraria fazê-lo novamente algum dia’.”
O que realmente pegou os fãs de surpresa foi a resposta do próprio Kamiya à publicação. O criador simplesmente mencionou Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, com uma mensagem direta e provocativa:
“Vamos fazer isso, Phil.”
Existe chance de Scalebound retornar?
A possibilidade de um renascimento de Scalebound ainda parece remota, já que a Microsoft detém os direitos do jogo e nunca demonstrou interesse em reviver o projeto. Entretanto, o próprio Phil Spencer já admitiu no passado que o cancelamento foi um momento difícil para a empresa e que nunca fecha portas para boas ideias.
Além disso, a PlatinumGames já tentou se reaproximar da Microsoft nos últimos anos para discutir o retorno do título, mas sem sucesso. Agora, com Kamiya fora da Platinum e à frente de um novo estúdio, será que o jogo poderia ser retomado de uma nova maneira?
Por enquanto, Kamiya e a Clovers estão ocupados com o desenvolvimento de Okami 2, um projeto que também parecia improvável, mas se tornou realidade em parceria com a Capcom. Se Okami 2 pode acontecer, quem sabe Scalebound também não tenha uma segunda chance?