Neste último final de semana, aconteceu o Canal 3 Expo, o evento retrogamer mais tradicional do Brasil. Com uma atmosfera nostálgica perfeita para reencontrar amigos, garimpar consoles e jogos raros, além de jogar em máquinas de fliperama e consoles clássicos, o evento também dedicou um espaço especial para os desenvolvedores indie brasileiros, que têm ganhado cada vez mais destaque.
Aqui estão alguns dos jogos indie que se destacaram na área do Canal 3 Expo:
1. Reality Rash (Give Your Jumps)
O game Reality Rash, de Luiz Duarte, tem atraído muita atenção com seu estilo beat ‘em up nostálgico. Inspirado em clássicos como Jackie Chan e Street of Rage, o jogo oferece combates intensos em cinco mundos distintos, desde becos e cenários faroestes até um universo cyberpunk.
Siga @giveyourjumps nas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento e adicionar Reality Rash à sua Wishlist. O lançamento está previsto para 2025.
2. Green Memories (Tengukaze Studio)
O estúdio Tengukaze trouxe o RPG de ação Green Memories, inspirado em jogos como Zelda. No evento, o público pôde experimentar o jogo em portáteis e adquirir cópias físicas para Game Boy Advance, produzidas pela Prisma Game.
Uma demo jogável está disponível para PC (Steam) e Game Boy Advance (via itch.io). Adicione-o à sua Wishlist na Steam!
3. Senhor das Trevas e Mars Patrol (Dragon Store Brasil)

A Dragon Store Brasil apresentou dois clássicos reimaginados: Senhor das Trevas, baseado em Attack of the TimeLord do Odyssey 2, e Mars Patrol, inspirado em Moon Patrol. Ambos os jogos podem ser adquiridos no site da Dragon Store Brasil.
4. Master Lemon: The Quest of Iceland (Pepita Digital)
Inspirado na história real de Limão, um poliglota que realizou o sonho de morar na Islândia, Master Lemon é um jogo de aventura em pixel-art. Os visitantes puderam jogá-lo no novo portátil Zeenix da Tec Toy. O lançamento está previsto para o 1º semestre de 2025 para Xbox, PlayStation e PC (Steam).
5. Condenado (Ilustra Mundo Games)
Condenado, de Fael Iwao, é um jogo de plataforma e precisão que homenageia o estilo do primeiro Game Boy. Com previsão de lançamento para o 1º semestre de 2025 para PC (Steam) e uma futura versão para Nintendo Switch, o game já pode ser adicionado à Wishlist.
6. Changer Seven (Gixer Entertainment)
Inspirado em Super Sentai e Power Rangers, Changer Seven mistura beat ‘em up e hack ‘n’ slash em um cenário urbano brasileiro. O jogo, que chamou atenção na Gamescom, tem previsão de lançamento para o 2º semestre de 2025 e já pode ser adicionado à Wishlist.
7. Broken Hero: Slime Tower (Green Tale Studios)
Em Broken Hero: Slime Tower, você assume o papel de um pequeno slime em uma jornada épica de ação e aventura. O jogo em pixel art com elementos de Metroidvania já possui uma demo disponível na Steam.
8. Medalha Zero: Os Campeões da Galáxia (Zero Medal Entertainment)
Inspirado na série de HQs Medalha Zero, este beat ‘em up coloca os jogadores nas ruas de São Paulo em batalhas épicas. O jogo está em desenvolvimento e ainda não tem previsão de lançamento, mas pode ser adicionado à Wishlist na Steam.
9. Dino Fighters (Game Dev Boys)
Depois de 2 anos (última vez que encontrei o Júlio Juca foi na última edição do Canal 3 no RJ em 2022), reencontro o Dino Fighters, game de lutade dinossauros cativante e original. O lançamento está previsto para 2025 no PC (Steam) e no Mega Drive.
Esses são apenas alguns dos incríveis jogos indie que brilharam no Canal 3 Expo. É inspirador ver o talento e a dedicação dos desenvolvedores brasileiros em cada um desses projetos.