Com sucesso do filme, mangá de Minecraft volta aos holofotes no ocidente

O impacto de Um Filme Minecraft nas bilheterias globais está reverberando muito além das telonas — e agora chegou até as páginas dos mangás. Com um lançamento explosivo, que já rendeu mais de US$ 301 milhões em bilheteria mundial, a adaptação cinematográfica do clássico sandbox reacendeu o interesse por outras mídias baseadas na franquia. E entre elas está Minecraft: The Manga, obra assinada por Kazuyoshi Seto.

O mangá, que começou a ser publicado em 2020 na revista japonesa CoroCoro Comic, da editora Shogakukan, tem voltado a chamar atenção principalmente no mercado norte-americano, onde está sendo republicado pela Viz Media — uma das maiores editoras de mangás nos Estados Unidos. A retomada do interesse coincide com a crescente popularidade de Minecraft entre novos públicos trazidos pelo longa-metragem estrelado por Jack Black e Jason Momoa.

Embora o mangá ainda não tenha uma publicação oficial no Brasil, seu destaque recente pode abrir portas para uma futura distribuição em território nacional — especialmente se o sucesso do filme se mantiver nas próximas semanas.

Do game ao papel: o que é Minecraft: The Manga?

Diferente de outras adaptações literárias do jogo, Minecraft: The Manga apresenta uma narrativa própria, com personagens e tramas inéditas ambientadas no icônico universo de blocos. Combinando humor, ação e muita criatividade, o mangá é voltado principalmente para o público infantojuvenil, mas tem conquistado leitores de todas as idades por sua abordagem divertida e fiel ao espírito do game.

Enquanto isso, Um Filme Minecraft segue em cartaz nos cinemas brasileiros, mantendo sua liderança nas bilheteiras tanto nacionais quanto internacionais — e já sendo considerado o maior lançamento baseado em videogames de 2025, superando até mesmo a estreia de Super Mario Bros. O Filme de 2023.